Aconteceu em Brasília/DF, no período de 6 a 9 de agosto, no complexo Brasília 21, a III Conferência Nacional dos Conselhos Profissionais. O encontro reuniu conselheiros, apoiadores e parceiros de todo o Brasil, que atuam junto aos diversos ramos de mercado estabelecidos por Conselhos Profissionais, proporcionando um espaço para discussões de cunho jurídico e relevantes à administração dos Conselhos. Os presidentes dos Conselhos Regionais de Profissionais de Relações Públicas, Antonio Carlos Lago (Conrerp 6) e Marilisa Timóteo Bertolin (Conrerp 2), estiveram presentes no evento, representando o presidente do Conferp – Marcelo Tavares – e a todos os profissionais da área.

 

Conrerp 2 e Conrerp 6

 

A palestra de abertura teve como tema: “As perspectivas dos Conselhos Profissionais diante do Cenário Nacional de Mudanças”, realizada pelo Secretário Executivo do Fórum Nacional dos Conselhos Profissionais, Jenner de Morais. Na oportunidade e aproveitando as presenças do ministro do TCU na mesa de autoridades, o Secretário fez uma série de colocações chamando a atenção dos participantes a respeito do Futuro das Atividades Fiscalizatórias e sobre a Relevância Social e Desempenho dos Conselhos Profissionais.

O tema da PEC 108/2019 permeou a maioria das falas durante o encontro. A PEC que pretende alterar o atual regime jurídico dos Conselhos.

 

 

Também estiveram presentes na conferência  nomes como de José Múcio Monteiro – Ministro Presidente do Tribunal de Contas da União, Benjamin Zymler – Ministro do Tribunal de Contas da União, André Luis de Carvalho – Ministro-Substituto Tribunal de Contas da União, Caio Mário Paes de Andrade – Presidente do SERPRO, Jaques Reolon – Vice-Presidente – Jacoby Fernandes & Reolon Advogados Associados, Jenner de Morais – Secretário Executivo do Fórum dos Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas e Ronny Charles – Advogado da União.

O evento contou com grandes nomes do direito público, destacando os Ministros do TCU, Benjamin Zymler e André Carvalho, o Subprocurador Geral do TCU, Lucas Furtado, além dos Professores Jacoby Fernandes (DF), Luciano Reis (PR), Ronny Charles (PB) e Valéria Cordeiro (RJ), dentre outros.

A programação da Conferência contou também, com a realização de diversos workshops. Esta atividade que teve como objetivos a abordagem sobre os temas propostos pelos conselhos possibilitando ao participante o acesso ao enfoque prático dos assuntos embasados nas legislações atualizadas.