Profissão
Relações Públicas

“O Relações-Públicas é responsável por planejar, implantar e gerenciar a gestão da comunicação institucional nas organizações, os relacionamentos estratégicos com os diversos públicos por meio de canais de comunicação, incluindo mídias sociais e eventos, desenvolver pesquisas e auditorias de opinião, além de relações governamentais, visando a manutenção de uma imagem positiva e garantindo a boa vontade dos públicos com relação aos seus negócios, sejam elas atividades, produtos ou serviços. “.

Margarida Kunsch (2003)

As Relações Públicas caracterizam-se como uma das atividades da área de conhecimento da Comunicação Social. A atuação profissional está concentrada na identidade da organização, e partindo da sua filosofia, tem foco na imagem projetada à opinião pública. 

A prática das Relações Públicas pode criar valor para as organizações e para a sociedade, por meio de uma comunicação simétrica, garantindo voz aos públicos no processo decisório, garantindo ativos intangíveis para acionistas, stakeholders e sociedade, reduzindo custos, minimizando riscos e crises, aumentando a rentabilidade e o reconhecimento. 

Atuação do Profissional
de Relações Públicas

O profissional de Relações Públicas atua no viés institucional das organizações, desde a construção da imagem à manutenção da reputação, bem como no fortalecimento das marcas, por meio de planejamentos, processos e ações de comunicação.

Há possibilidade de atuação profissional em diferentes áreas e nichos de mercado, pois a atuação assertiva de Relações Públicas contribui para o crescimento sadio e sustentável dos ambientes – sociais e organizacionais – em todos os contextos, desde as micro e pequenas empresas às médias e grandes corporações. 

Pimeiro Setor

Organizações dos poderes públicos (Executivo, Legislativo e Judiciário) em nível municipal, estadual e federal.

Segundo Setor

Empresas da iniciativa privada em todos os ramos e nichos de atuação do mercado.

Terceiro Setor

Organizações de cunho social, artístico, científico, cultural sem fins lucrativos e que atendam as demandas da população.

Atividades Privativas

O Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas (CONFERP) tem a incumbência de normatizar e orientar a atuação profissional da área perante a sociedade brasileira. Desta forma, a Resolução Normativa nº 43, emitida pelo CONFERP em 24 de agosto de 2002, define as atividades privativas de Relações Públicas:

Onde Estudar

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História das Relações Públicas

Memória das Relações Públicas no Brasil

1914 – Chegada das Relações Públicas no Brasil

1954 – Criação da Associação Brasileira de Relações Públicas – ABRP

1967 – Regulamentação da Profissão

1969 – Criação do Sistema Conferp/Conrerps

1997 – Carta de Atibaia | Parlamento de Relações Públicas

2006 – Criação da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas – ABRAPCORP