Nesta segunda-feira, 3, o Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas (Conferp) lançou uma consulta pública sobre a Lei 5.377, que regulamenta a profissão de Relações Públicas no Brasil. A pesquisa, aberta até 31 de julho, é direcionada a egressos dos cursos e profissionais da área. Interessados podem participar por meio de um formulário encontrado no link.
Segundo o presidente da instituição, Carlos Müller, o objetivo é discutir a legislação, que foi aprovada em 1967, e que não sofreu alterações desde então. “Na contramão, nossa sociedade passou por mudanças significativas na virada do século. Com o avanço da tecnologia e da globalização, acompanhamos o surgimento de novos modelos de negócios, de profissões e de ensino”, opina.
Já para Inara Costa, diretora de Relações Governamentais do Conferp, a consulta pública “trará dados importantes para construção de uma proposta sólida, que expresse a opinião da categoria”. “Para isso, precisamos da mobilização e participação massiva da classe”, conclui. Müller também argumenta que o trabalho político para a alteração de uma lei é complexo e que, talvez, a gestão não terá tempo hábil para executá-lo, mas que espera, ao menos, deixar como legado um “projeto estruturado”.