Profissão
Relações Públicas
“O Relações-Públicas é responsável por planejar, implantar e gerenciar a gestão da comunicação institucional nas organizações, os relacionamentos estratégicos com os diversos públicos por meio de canais de comunicação, incluindo mídias sociais e eventos, desenvolver pesquisas e auditorias de opinião, além de relações governamentais, visando a manutenção de uma imagem positiva e garantindo a boa vontade dos públicos com relação aos seus negócios, sejam elas atividades, produtos ou serviços. “.
Margarida Kunsch (2003)
As Relações Públicas caracterizam-se como uma das atividades da área de conhecimento da Comunicação Social. A atuação profissional está concentrada na identidade da organização, e partindo da sua filosofia, tem foco na imagem projetada à opinião pública.
A prática das Relações Públicas pode criar valor para as organizações e para a sociedade, por meio de uma comunicação simétrica, garantindo voz aos públicos no processo decisório, garantindo ativos intangíveis para acionistas, stakeholders e sociedade, reduzindo custos, minimizando riscos e crises, aumentando a rentabilidade e o reconhecimento.
Atuação do Profissional
de Relações Públicas
O profissional de Relações Públicas atua no viés institucional das organizações, desde a construção da imagem à manutenção da reputação, bem como no fortalecimento das marcas, por meio de planejamentos, processos e ações de comunicação.
Há possibilidade de atuação profissional em diferentes áreas e nichos de mercado, pois a atuação assertiva de Relações Públicas contribui para o crescimento sadio e sustentável dos ambientes – sociais e organizacionais – em todos os contextos, desde as micro e pequenas empresas às médias e grandes corporações.
Pimeiro Setor
Organizações dos poderes públicos (Executivo, Legislativo e Judiciário) em nível municipal, estadual e federal.
Segundo Setor
Empresas da iniciativa privada em todos os ramos e nichos de atuação do mercado.
Terceiro Setor
Organizações de cunho social, artístico, científico, cultural sem fins lucrativos e que atendam as demandas da população.
Atividades Privativas
O Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas (CONFERP) tem a incumbência de normatizar e orientar a atuação profissional da área perante a sociedade brasileira. Desta forma, a Resolução Normativa nº 43, emitida pelo CONFERP em 24 de agosto de 2002, define as atividades privativas de Relações Públicas:
- Planejamento Estratégico de Comunicação
- Comunicação Corporativa e Institucional
- Auditoria e Pesquisa de Opinião Pública
- Gestão de Relacionamento com Stakeholders
- Gerenciamento de Crises na Comunicação
- Comunicação Interna
- Eventos Corporativos Estratégicos
- Comunicação Pública e Cívica
- Relações Governamentais e Lobby
- Media Training
- Cerimonial e Protocolo
- Docência Disciplinas Específicas de Relações Públicas
Onde Estudar
Confira as instituições de ensino credenciadas
História das Relações Públicas
Memória das Relações Públicas no Brasil
1914 – Chegada das Relações Públicas no Brasil
1954 – Criação da Associação Brasileira de Relações Públicas – ABRP
1967 – Regulamentação da Profissão
1969 – Criação do Sistema Conferp/Conrerps
1997 – Carta de Atibaia | Parlamento de Relações Públicas
2006 – Criação da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas – ABRAPCORP