Conhecimento: o alicerce da valorização das Relações Públicas

     A importância do diálogo sobre a relevância das Relações Públicas (RP) e o impacto do reconhecimento da profissão e sua representatividade.

O cenário:

     O Censo do Ensino Superior de 2023, indica que quase 40% das vagas nas universidades públicas e 80% nas instituições privadas estão ociosas, um dado que mostra os desafios do ensino superior e impacta fortemente os cursos de Relações Públicas.

     Em contrapartida, Relações Públicas aparece em 8º lugar no ranking de cursos de graduação com maior índice de formados empregados, com 75% dos egressos atuando na área. Colocando o curso entre os mais bem-sucedidos na inserção no mercado.

Elemento estratégico para o reconhecimento da profissão

     A valorização das Relações Públicas não se dá apenas pela qualidade técnica dos profissionais. Ela depende, sobretudo, da percepção pública, do conhecimento sobre o impacto da atuação em áreas estratégicas como reputação digital, ESG, escuta social e governança. É necessário reunir esforços para ampliar o entendimento coletivo sobre a relevância das Relações Públicas na sociedade e nas organizações.

     Isso exige um conjunto de ações articuladas: dar visibilidade a casos reais e resultados tangíveis da atuação em RP; ocupar espaços públicos, acadêmicos e de debate institucional; fomentar a construção de uma comunidade ativa entre profissionais, estudantes, instituições e sociedade; e valorizar ações orientadas por propósito e responsabilidade. Essa estratégia contínua gera credibilidade e amplia a autoridade da profissão.

CONFERP em ação: Masterclass em parceria com a Aeronáutica

     Em Maio de 2025, A conselheira Letícia Krasnhak representando o CONFERP, ministrou uma Masterclass para o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (Ministério da Defesa), com o tema ‘O profissional de RP na atualidade: mudanças, tendências e novas áreas de atuação’.

    O assunto foi amplamente discutido, desde os fundamentos da profissão até suas transformações mais recentes como oportunidades de atuação e cenário de mercado, formação acadêmica, perfil profissional, principais desafios e cases práticos que ilustram a potência da atuação em RP.

    O Coronel Marco Ribeiro, coordenador do curso Básico de Comunicação Social da Aeronáutica e Vice-Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, relatou:

“Estamos muito felizes com a participação do CONFERP na edição deste ano. Além de inédita, a parceria agregou enorme valor aos alunos, que passaram a compreender a atividade de RP no mercado, com especial atenção à mudança de cenário na formação desse profissional. Mais do que isso, foi uma genuína oportunidade de entender que, para ser valorizado, é preciso entregar, com qualidade e compromisso. Obrigado CONFERP, obrigado Letícia Krasnhak!”.

Valorização é tarefa coletiva

     A valorização é um processo contínuo e coletivo, precisa de cada membro da comunidade RP para impulsionar esse movimento de reconhecimento, ética e impacto. Com uma visão compartilhada demonstramos a relevância social da profissão, a missão é de todos nós.

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