No último domingo, dia 12 de janeiro de 2025, ocorreu a cerimônia de posse da nova diretoria eleita pelo voto dos profissionais registrados para atuação de 2025-2028 do Conselho Federal de Relações Públicas (CONFERP).
A nova gestão é liderada por Ana Lucia Coelho Romero Novelli, eleita presidente, e composta por um grupo de profissionais que representam a diversidade geográfica e geracional, bem como a pluralidade de experiências nos setores público e privado e nas áreas de atuação da profissão.
A diretoria reúne relações-públicas que em suas carreiras já desenvolvem ações de valorização da profissão e que agora, juntos, voluntariam-se para trabalhar na gestão do Conferp com o objetivo evidenciar a profissão no Brasil.
“As relações públicas (RP) estão passando por transformações significativas, impulsionadas por mudanças tecnológicas, sociais e comportamentais. Queremos trazer a profissão para pauta social e apoiar os profissionais que desempenham papéis fundamentais na construção de relacionamentos entre marcas e públicos.“, explica Ana Lucia Novelli.
A presidente reconhece que este é um grande desafio, mas que voluntariamente os profissionais eleitos se comprometeram a abraçar, atuando dentro dos preceitos da legislação para qualificar o campo das Relações Públicas e o mercado da profissão. “Sabemos do poder das relações públicas como ciência transformadora e precisamos dar a relevância merecida aos profissionais que dominam o seu fazer,” completa.
Uma equipe de excelência e compromisso com a profissão
A presidente Ana Lucia Novelli (DF), destaca-se por sua trajetória sólida e pela experiência de 10 anos de no mercado privado de Brasília e 26 anos na comunicação pública. Ela já desempenhou importantes funções acadêmicas e institucionais, como secretária-geral do próprio Conferp (2007-2010) e diretora científica da Abrapcorp (2012-2014).
Além da presidente, a nova diretoria é composta por Claudia Peixoto de Moura (RS) como secretária-geral e Esnél José Fagundes (MA) como tesoureiro, acompanhados por conselheiros efetivos Erika Pessôa (MG), Paula Franceschelli de Aguiar Barros (SP), Lana D’Ávila Campanella (RS) e Marcelo Gentil (BA).
Os conselheiros suplentes são Alexandre Azevedo Magalhães Costa (PE), Bianca Dreyer (SP), Josiel Rodrigues dos Santos (RS) e Letícia Krasnhak (PR), Lorena Loiola (MG), Luiziane Saraiva (MA) e Thaís Bavosi (MG).
Agenda de valorização ao profissional das Relações Públicas
Em um cenário de comunicação cada vez mais estratégico e digital, as relações públicas consolidam-se como área fundamental para o diálogo e a construção de confiança entre organizações e seus públicos. Segundo dados recentes, o setor tem experimentado uma crescente valorização no mercado, com profissionais sendo demandados para atuação em planejamento estratégico, gestão de crises e fortalecimento de marcas.
O objetivo da gestão que começa é consolidar essas conquistas por meio de propostas inovadoras, como a reativação do Prêmio POP Brasil, o fortalecimento de parcerias institucionais e a modernização das diretrizes curriculares nacionais. A nova diretoria também planeja lançar um banco de talentos para conectar profissionais registrados ao mercado e promover um repositório histórico da profissão no Brasil.
Entre as principais propostas da nova gestão estão a criação de um protocolo de comunicação que fortaleça o relacionamento institucional, a realização de fóruns permanentes de debates sobre temas estratégicos da profissão e a aproximação com órgãos públicos, como o Ministério da Educação e o Ministério do Trabalho.
“Nosso compromisso é garantir que as relações públicas sejam reconhecidas não apenas como uma profissão essencial para as organizações, mas também como uma área que gera impacto positivo para a sociedade“, afirma a presidente.
O evento completo pode ser conferido no YouTube do Conferp:
Sobre o Conferp
O Conselho Federal de Relações Públicas (CONFERP) é o órgão máximo de representação da classe profissional. Criado em 1969, a autarquia federal tem uma atuação regulatória, ética e técnica-profissional no processo de orientar as atividades da área profissional, sendo responsável pela fiscalização para o correto desenvolvimento da atividade, bem como por fomentar o debate e a aplicação das normas e leis que regem a profissão. Sendo uma autarquia federal, para a efetiva atuação e funcionamento, o sistema CONFERP está estruturado em cinco Conselhos Regionais de Relações Públicas (CONRERP) que abrangem a atuação em todo território nacional.
Mais informações: https://conferp.org.br/quem-somos/