Vivemos em um ambiente comunicacional instantâneo, horizontal e colaborativo. Nesse cenário, a presença digital atua como uma estratégia de relacionamento. Para o CONFERP, estar onde os diálogos acontecem é participar ativamente das transformações nas relações sociais.
O ambiente digital ampliou a atuação dos profissionais de Relações Públicas e, entre tantas habilidades relevantes nessa nova dinâmica, uma se destaca: a adaptabilidade. Adaptar-se é compreender o contexto e responder com coerência e visão estratégica às rápidas transformações da sociedade, dos mercados e das instituições.
O State of the Media Report 2025, da Cision, destaca o crescimento da demanda por profissionais de RP com domínio em mídias digitais, gestão de crises, análise de dados reputacionais e marketing de influência — um reflexo direto da complexidade do ambiente digital e da busca por mais transparência. Como resume Jim Daxner, diretor de produto da Cision: “As equipes de RP precisam se concentrar na precisão, empatia e adaptabilidade”.
Como autarquia federal, temos o compromisso de normatizar, orientar e fortalecer a profissão, acompanhando os movimentos sociais e profissionais do nosso tempo com seus inúmeros desafios e oportunidades.
Estar nas redes é contribuir para a construção de um ambiente informativo e confiável, onde a presença gera valor, fortalece vínculos e consolida uma comunidade capaz de impulsionar o futuro das Relações Públicas no Brasil.
Vamos construir isso juntos?